Montagem de andaimes: como ocorre, importância e cuidados

como fazer a Montagem De Andaimes

A montagem de andaimes em trabalhos de construção civil é um dos processos mais importantes para a realização do projeto. Isso porque serve tanto para auxiliar no serviço dos funcionários da obra, quanto para protegê-los. Assim, deve ser realizada com cautela, de forma a garantir segurança aos colaboradores.

 

Neste artigo, a JNA Ferramentas explica o que é, a importância, como ocorre e quais os cuidados para a montagem de andaimes. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

 

O que é e qual a importância da montagem de andaimes?

Basicamente, o andaime é um equipamento montado provisoriamente em construções civis quando há necessidade de realizar trabalhos em altura. Funciona como uma plataforma de elevação. Ele pode ser feito de metal ou aço e garante maior segurança do trabalho e eficiência da obra.

 

A montagem de andaimes deve ser feita com cuidado e atenção. O objetivo é garantir estabilidade ao equipamento e aos trabalhadores suspensos e, assim, evitar acidentes. Para tal, é importante que a construtora siga as resoluções da NR 18 para andaimes e NBR 6.494.

 

Como ocorre a montagem de andaimes?

Antes de tudo, é importante entender que a montagem de andaimes deve ser realizada por uma pessoa qualificada. É a primeira definição da NR 18: para a montagem e estruturação do equipamento, é imprescindível contar com um profissional habilitado. Por isso, é interessante certificar-se de que a pessoa responsável é qualificada para tal, pois seus cálculos e modo de construção serão essenciais para manter a segurança da equipe.

 

Por sua vez, a montagem ocorre da seguinte forma:

1 – forração: o primeiro passo para a montagem de um andaime é forrar o piso, fazendo uma plataforma. Ela deve ser antiderrapante, estar nivelada e fixada de modo seguro e resistente;

2 – acoplamento dos tubos: diversos tubos de metal são acoplados uns nos outros, de maneira vertical, horizontal, diagonal e juntos com braçadeiras. Com eles, forma-se a estrutura dos andaimes;

3 – colocação de travas: evitam que as partes móveis do andaime se movam, provocando um deslocamento acidental;

4 – colocação dos acessos: escadas são incorporadas ao projeto, bem como  torres de acesso, que permitem que os trabalhadores se desloquem.

 

Cuidados para fazer a montagem de andaimes com segurança 

Agora que você já sabe como ocorre a montagem de andaimes. Veja a seguir quais são os cuidados essenciais que devem ocorrer nesse processo para garantir a eficiência das obras, bem como a segurança dos trabalhadores. Confira:

  • – fazer o isolamento correto: os andaimes não devem ficar em locais com grande tráfego de pessoas. Além disso, devem estar a pelo menos 2 metros de distância de outras atividades não relacionadas à obra;
  • – escolher o solo correto: deve ser o mais firme, estável e nivelado possível;
  • – checar os componentes da estrutura durante a montagem: deve ser feita uma verificação dos tubos, braçadeiras e qualquer item do equipamento;
  • – fornecer EPIs: os equipamentos de proteção individual para segurança são essenciais não apenas durante a obra, mas também durante a montagem do andaime. Eles ajudam a garantir a integridade dos funcionários responsáveis pelo serviço. 

 

JNA Ferramentas: sua empresa de ferramentas para obras civis!

Este artigo te ajudou a entender como ocorre a montagem de andaimes? Agora, precisa comprar as ferramentas necessárias! A JNA Ferramentas é uma empresa especialista no fornecimento de equipamentos para construção civil. Contamos00 com produtos de qualidade, seguros e eficientes. 

 

Quer garantir qualidade e segurança na construção civil? Entre em contato conosco e conte com os nossos serviços!

 

Links úteis:

Ferramentas de construção

Empresa de ferramentas 

Loja de impermeabilizantes