Como preparar o orçamento de obras?

preparar o orçamento de obras

O orçamento de obras é uma etapa que visa determinar os gastos para a execução de um empreendimento. Ele engloba os custos desde a concepção até o momento em que a construção é totalmente finalizada. As etapas desse conceito são parte primordial de qualquer obra. O valor final do custo e do lucro constam no orçamento e vão definir a sua viabilidade. Entenda melhor como fazer esse orçamento neste artigo da JNA Ferramentas

 

Quais os benefícios do orçamento de obras?

Redução de custos

Contar com um bom orçamento de obras permite saber exatamente quanto cada material e etapa construtiva custa. Assim, os profissionais podem avaliar a troca de insumos ou até mesmo quais técnicas representam uma despesa maior. 

 

Controle do planejamento

Para elaborar o orçamento de obras, é preciso especificar todas as etapas do projeto. Fazer a gestão da construção é muito importante. Assim, durante a gestão é possível utilizar as informações para controlar tudo de maneira mais prática e assertiva.

 

Maior rentabilidade

Ao seguir as etapas do orçamento de obras corretamente é possível aumentar os lucros  de um empreendimento. Assim, evitam-se erros pelo planejamento antecipado, define-se um valor de venda mais realista. Dessa forma, a construtora consegue mais rentabilidade.

 

Aumento do reconhecimento no mercado

Por último, o processo garante mais credibilidade e confiança aos clientes. Obras que atrasam, por conta da falta de recursos na hora da execução, acabam gerando insatisfação aos compradores. 

 

Quais as 3 principais etapas de um orçamento de obras 

1- Estudo das variáveis

Basicamente, essa parte é um levantamento de todas as informações disponíveis sobre a construção de tudo que possa gerar custos. Isso engloba desde os profissionais responsáveis pelo projeto e pela execução, os materiais, os documentos, entre outros relacionados. 

Dispois disso, é necessário que se faça uma organização deles para agilizar os processos que vêm por aí. O controle das informações pode ser feito de diversas maneiras, a mais comum é por meio de: 

Mas, quanto mais específica for a descrição de cada etapa construtiva, melhor será a precisão dos custos. Assim, menor a probabilidade de esquecer alguma variável geradora de gastos. 

É importante que haja a especificação e organização. Essa é a etapa que definirá o caminho que a composição de custos vai seguir. Além disso, há um aumento na clareza da avaliação, para que ela possa ser entendida facilmente.  Essa é uma das partes que precisa acontecer em conjunto com os profissionais responsáveis pelo planejamento, somados com o grupo que a executará. 

 

2- Composição de custos

Existem diversos custos que compõem uma obra, alguns são diretos e outros indiretos. Entenda a diferença:

  • – Custos diretos

Os diretos são aqueles associados aos serviços no canteiro de obras. Ou seja, o custo com os colaboradores e os materiais. Os custos com materiais podem ser unitários ou podem ser dados em forma de verba quando não tiverem uma unidade mensurável.

  • – Custos indiretos

Já as despesas indiretas são aquelas necessárias para que as atividades no campo sejam realizadas, embora não estejam diretamente relacionadas a elas. São exemplos: 

  • gasto com funcionários nos serviços administrativos; 
  • materiais de escritório; 
  • taxas; 
  • seguros.

 

3- Fechamento do orçamento de obras

Com as etapas do orçamento de obras praticamente finalizadas, o construtor deve estipular a lucratividade que deseja obter. É preciso levar em conta aspectos como riscos, concorrência e o mercado imobiliário.

Além disso, sobre o custo direto, é preciso calcular um fator que representa o gasto indireto, o lucro e os impostos incidentes. Utilizando um fator de majoração chamado de BDI (Benefícios e Despesas Indiretas). De maneira simples, esse conceito é o percentual que deve ser aplicado sobre o custo direto encontrado na estimativa para se chegar ao preço final de venda. 

No fim, costuma-se apresentar ao cliente uma planilha contendo todos os quantitativos e custos. Pode-se também apresentar um cronograma detalhando o tempo de cada etapa da execução e os valores que as etapas representam.

 

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