Você sabe o que é o teste de estanqueidade e por quê é feito?
Atenção, responsável pela obra! Já ouviu falar em teste de estanqueidade? Ele é muito importante quando o assunto é vazamento de gás na construção e não pode deixar de ser feito. Por isso, nós da JNA Ferramentas preparamos este artigo. Aqui, explicamos melhor do que se trata esse teste, como é realizado e sua importância. Prossiga a leitura!
O que é teste de estanqueidade?
O teste de estanqueidade é o método empregado para averiguar a existência ou não de um possível vazamento de gás na tubulação comercial e residencial. Segundo a NBR, este tipo de inspeção deve ser feita a cada 12 meses. Caso a tubulação sofra algum dano, ou haja suspeita de vazamento, o teste pode ser feito em um intervalo menor de tempo.
Esse tipo de serviço é uma determinação feita pelo corpo de bombeiros. Ele garante a seguridade da tubulação de gás. Fazendo o teste de estanqueidade você estará se prevenindo de possíveis incêndios e vazamentos de gás. Por fim, o engenheiro mecânico é o responsável por emitir o laudo do teste para todos ficarem mais tranquilos. Na presença do engenheiro no seu condomínio, trabalho ou casa tire as suas dúvidas sobre o assunto. Por ser um tema pouco falado, a troca com o profissional da área pode ajudar a sanar questionamentos simples.
A importância do teste
O gás está muito presente na vida dos brasileiros. Por isso, é necessário ter cuidados das principais vias que fazem o gás chegar nas residências. O vazamento de gás traz três riscos principais. O primeiro é explosão e incêndio, pois ele é uma substância altamente inflamável. Uma faísca pode gerar grandes explosões.
O segundo é asfixia, já que respirando esse gás você estará dando menos espaço para o oxigênio. Por último, aumento na conta. O vazamento de gás está diretamente associado com o desperdício e sabemos que a conta final do mês para esse tipo de substância é uma conta com alto custo.
Nesse sentido, o teste de estanqueidade tem uma importância bem clara para o bem-estar e segurança para as pessoas. Ele consegue combater todos esses problemas citados. Sérios acidentes já foram noticiados em jornais pelo Brasil devido a graves vazamentos. É preciso evitar esses tipos de eventualidades que podem causar até a morte de indivíduos e animais.
A obra: como é feito um teste de estanqueidade?
A construção é um local propício para os primeiros erros aparecerem. Mas, não veja isso como algo negativo. Que bom que esteja acontecendo enquanto ainda há profissionais responsáveis pela obra que possam resolver o problema. Esse é o melhor momento para fazer todos os testes possíveis. Um deles é o teste de estanqueidade. Mas como ele é feito?
O profissional responsável enche a tubulação utilizando a técnica de pressurização, acompanhando o nível de pressão apontado pelo medidor chamado manômetro. Com isso, irá conferir todas ligações da rede de tubulação para ver se está tudo certo.
Caso seja apontado que a pressão está diminuindo ainda com o sistema fechado, será necessário que o teste seja refeito em todas as conexões do sistema. Por fim, havendo um vazamento, o profissional consegue consertar utilizando resina. Se for um vazamento grande, é necessário fazer um estudo mais preciso. Pode ser que seja necessário até realizar alterações no projeto.
JNA Ferramentas: conte conosco!
Está querendo ferramentas para te ajudar no processo de construção? Fique tranquilo, nós conseguimos te ajudar! A JNA é uma empresa especializada em equipamentos para construção civil.
Oferecemos ferramentas de qualidade, entre outros materiais, para você garantir uma obra completa. Também contamos com EPIs para proteção de todos os colaboradores! Entre em contato!