Passo a passo: 3 etapas para fazer o cronograma de obra civil?

fazer um cronograma de obra civil

Montar o cronograma de obra civil é uma das etapas mais importantes de um planejamento. Para a construção, esse momento pode ser decisivo para que se possa garantir qualidade e eficiência na execução do projeto. Pode até definir o resultado final. Por isso, é preciso atenção e qualificação dos profissionais responsáveis por sua elaboração. Pensando em ajudar, a JNA Ferramentas  preparou este artigo. Aqui, mostramos o passo a passo de como fazer um cronograma de obra civil. Prossiga a leitura!

 

Veja como fazer um cronograma de obra civil!

Um cronograma de obra civil consiste no planejamento total da construção. Isto é, com datas, prazos, fases determinadas e a discriminação de todas as atividades do serviço, incluindo quem irá realizá-los. Assim, além de garantir boa gestão e organização, evita-se atrasos e a falta de produtos que serão utilizados. Afinal, já se sabe que será necessário a partir das tarefas que serão realizadas. 

 

Abaixo, mostramos o passo a passo para montar o seu cronograma. Confira!

 

Passo 1: Liste as atividades da obra

A primeira etapa para a organização do serviço é entender quais atividades serão realizadas até a finalização da obra. Isto envolve discriminar todos os itens que envolvem essas tarefas. Use o método de gerência Estrutura Analítica de Projetos (EAP)

  • – atividades a serem feitas;
  • – profissionais responsáveis por cada tarefa;
  • – insumos necessários para sua realização;
  • – status das atividades.

 

Passo 2: Estipule prazos e datas

Depois de entender quais serão as atividades e tarefas elaboradas durante o serviço, você deve estipular prazos. Qual será a data limite para a realização de cada uma? Esse é outro dado importante no cronograma, que pode garantir, ou não, sua eficiência. Sendo assim, busque compreender quantos dias serão necessários para elas. Para isso, faça uma análise da quantidade de profissionais disponíveis para cada tarefa e dos tipos de materiais.

 

Passo 3: Entenda quais tarefas serão simultâneas

Agora, você precisa entender quais são as atividades que ocorrem ao mesmo tempo. Ou seja, de forma simultânea. Em obras isso é comum, com tarefas que possuem certa dependência. Para algumas serem concluídas, outras também devem ser realizadas e finalizadas. 

 

Por isso, nesse processo para organização do cronograma de obra civil, esse passo é essencial. Ele evita que as tarefas tenham início fora de ordem e que ocorra confusão, impedindo a perda de prazos. Para isso, busque entender:

  • – as relações de interdependência;
  • – os pré-requisitos de cada tarefa;
  • – o tempo de execução de cada uma.

 

Depois, basta colocar o planejamento em prática!

organização do cronograma de obra civil,

 

Qual é a importância de um cronograma de obra civil bem elaborado?

Agora, você já sabe como fazer o cronograma de obra civil. Mas, qual sua importância? Basicamente, essa gestão ajuda na organização da construção como um todo. Garante a definição de todos os pontos importantes sobre o serviço e evita erros. Assim, você assegura: 

  • – atendimento aos prazos;
  • – controle sobre o orçamento estipulado;
  • – programação mais eficaz das tarefas;
  • – prevenção de conflitos no canteiro de obras;
  • – melhor resposta às falhas e contratempos.

 

Conte com a JNA Ferramentas em sua construção!

Este artigo te ajudou a montar o seu cronograma de obra civil? Agora, o próximo passo para garantir um bom resultado é contar com ferramentas de qualidade. A JNA pode ajudar! Somos uma empresa especialista na venda de ferramentas, EPIs e impermeabilizantes

 

Fale conosco e tire já suas dúvidas!