Quais são os usos do impermeabilizante? Veja 4 formas de aplicar!

quais são os usos do impermeabilizante

Os impermeabilizantes são produtos químicos ou materiais projetados para proteger superfícies contra a penetração de água, umidade, óleo e outros líquidos. Eles desempenham um papel importante na preservação e na manutenção de estruturas, superfícies e objetos, evitando danos causados pela água e prolongando sua vida útil. Pensando em te ajudar com as aplicações, no artigo de hoje, a JNA Ferramentas trouxe algumas formas de usos do impermeabilizante

Acompanhe a leitura e descubra!

 

4 aplicações de usos do impermeabilizante!

1- Telhados e lajes

O primeiro entre os principais usos do impermeabilizante é para telhados. Sejam eles planos ou inclinados, o produto ajuda a prevenir vazamentos. Além disso, ele também pode ser usado para evitar a penetração e acúmulo de água da chuva. Com o tempo, as chuvas e umidade natural do local podem causar rachaduras causando infiltrações, mofo e outros problemas internos.

 

2- Piscinas

Aplicação de revestimentos impermeáveis nas piscinas ajuda a evitar vazamentos de água. A aplicação do produto é muito eficiente para aplicar nas juntas de dilatação e nas vedação de conexões. A aplicação de impermeabilizante em piscinas é um processo importante para garantir que a estrutura permaneça à prova d’água e livre de vazamentos. 

Em primeiro lugar, deve-se fazer a preparação da superfície certificando-se que ela esteja limpa, seca e livre de detritos como poeira ou revestimento antigo, por exemplo. Depois disso, caso necessário é preciso fazer o reparo de fissuras e juntas. Alguns casos mais complexos exigem ainda aplicação do primer (outro produto que ajuda na fixação do impermeabilizante). Em seguida, o produto pode ser aplicado. É preciso garantir que todas as áreas estão sendo cobertas, incluindo as paredes e o fundo da piscina. 

 

3- Paredes e fachadas

Os usos do impermeabilizante serve basicamente para fazer a proteção contra infiltrações de água da chuva. Nas paredes, ele deve ser utilizado nos revestimentos e selantes para evitar umidade interna e danos à estrutura. Depois que a aplicação for concluída, é legal assegurar a uniformidade e qualidade. Confirme se a camada de impermeabilizante esteja uniforme e sem falhas. Repare qualquer área que possa ter sido perdida ou que não tenha sido devidamente coberta.

 

4- Pisos

Por fim, mas não menos importante, o último entre os usos do impermeabilizante é na aplicação de revestimentos impermeáveis em pisos de concreto. O uso é benéfico especialmente em áreas sujeitas a umidade constante, como banheiros  e cozinhas. Mas, isso não impede de usar o produto também em estruturas e camadas subterrâneas para fazer a proteção de fundações e porões, por exemplo. Lembrando que estruturas de concreto impermeabilizadas ainda ainda a proteger contra devido à exposição à água e produtos químicos.

Especialistas recomendam esperar ainda o tempo de cura. Deixe o impermeabilizante curar pelo tempo recomendado pelo fabricante antes de finalizar os outros processos. Isso geralmente leva algumas horas, mas pode chegar a dias, dependendo do produto e das condições ambientais do local. 

 

JNA: sua fornecedora de impermeabilizantes e outros produtos de qualidade

Agora que você já conhece os principais usos do impermeabilizante, conte com a nossa empresa. A JNA ajuda em diversas fases da sua obra. Oferecemos ferramentas, Equipamentos de Proteção Individual, os famosos EPIs e diversos outros produtos. 

Fale conosco, tire suas dúvidas e solicite um orçamento!