Ferramentas manuais: dicas para manter e cuidar das suas

gosta de ter ferramentas manuais

As ferramentas manuais são ótimas opções que ajudam na execução de tarefas e trabalhos manuais. Elas são operadas e controladas diretamente pelas mãos do usuário, sem a necessidade de energia elétrica ou motorização. Essas ferramentas são amplamente utilizadas em uma variedade de setores, incluindo construção, marcenaria, jardinagem, encanamento e reparos domésticos, por exemplo. Mas, para que elas garantam o melhor desempenho é preciso cuidar e fazer a manutenção adequada. Por isso, no artigo de hoje, a JNA Ferramentas trouxe algumas dicas. Leia e veja como cuidar da suas! 

 

5 dicas para manter e cuidar das ferramentas manuais

1- Comece pela limpeza

Em primeiro lugar, vamos começar pela limpeza. Para prolongar sua vida útil e garantir o bom funcionamento é preciso manter as ferramentas manuais sempre limpas. Para isso, você deve sempre verificar as instruções do fabricante. Alguns materiais ou revestimentos podem exigir cuidados especiais. Depois disso, já pode remover a sujeira e detritos. Para isso, use uma escova macia e um pano úmido.

 

2- Utilize produtos adequados

Dependendo do tipo de material das ferramentas manuais, você  precisa ter cuidado com o produto que vai utilizar. Geralmente é recomendado apenas água com sabão neutro. Se tiver uma sujeira mais profunda, também podem ser usados solvente adequado ou desengraxante para remover sujeira persistente, graxa ou resíduos de óleo. Certifique-se de ler as instruções dos produtos de limpeza e aplicá-los corretamente.

 

3- verificar se não há ferrugem

Se as ferramentas estiverem enferrujadas, use uma lixa fina ou uma escova de arame para remover a ferrugem. Esfregue suavemente até remover, tomando cuidado para não danificar a superfície da ferramenta. Após a remoção da ferrugem, seque bem a ferramenta para evitar que a umidade cause mais ferrugem.  

 

4- Lubrifique as partes móveis

Muitas pessoas se esquecem que tão importante quanto limpar, também precisamos lubrificar as ferramentas manuais. Dessa forma, para garantir que as partes móveis das ferramentas funcionem corretamente, aplique uma pequena quantidade de óleo lubrificante apropriado. Isso ajudará a reduzir o atrito e evitará o desgaste prematuro. Certifique-se de usar o tipo de lubrificante recomendado para sua ferramenta específica. Usar um produto inadequado pode danificar e diminuir o tempo de vida útil. 

 

5- Armazenamento adequado

Por fim, a última dica sobre como cuidar e manter as ferramentas sempre em dia é com o armazenamento. Depois que você tiver realizado a limpeza e secado completamente as ferramentas aí sim pode encontrar um lugar para guardá-las. Como já dissemos, é preciso certificar que o local do armazenamento será seco e livre de umidade para evitar a formação de ferrugem. Além disso, você também pode considerar o uso de uma caixa de ferramentas ou organizadores para proteger suas ferramentas do acúmulo de sujeira e para mantê-las organizadas. Assim, além de mantê-las em boas condições, terá ferramentas por mais tempo. 

Lembre-se de que a manutenção regular é essencial para manter suas ferramentas em boas condições. Além da limpeza, verifique periodicamente se há desgaste, danos ou peças soltas que possam afetar o desempenho das ferramentas. Caso haja a necessidade, faça os reparos ou substituições adequadas.

 

JNA Ferramentas: sua fornecedora de ferramentas manuais

Lembre-se que as ferramentas são muito usadas desde pequenos projetos de jardinagem em casa, até grandes obras da construção civil. Por isso, é muito importante saber como limpar e manter as suas ferramentas manuais. E, caso precise de um fornecedor de qualidade, conte com a JNA!

Somos uma empresa de ferramentas em São Paulo que atende todos os tipos de segmentos. Também vendemos impermeabilizantes para parede e oferecemos os melhores preços do mercado. Garanta mais qualidade e eficiência com os nossos produtos! Entre em contato e solicite um orçamento!