Ferramentas manuais usadas em obras civis: 5 principais

Conheça as principais ferramentas manuais usadas em obras civis!

Desde pequenos reparos em residências até grandes construções de obras civis, as ferramentas manuais são essenciais. Elas são fáceis de manusear, mas requerem conhecimento e habilidade. Pensando em esclarecer todas as informações para você, a JNA Ferramentas separou, no artigo de hoje, as principais ferramentas manuais usadas em obras civis. Leia o artigo e entenda para que serve cada uma delas!

 

5 ferramentas manuais usadas em obras civis

1 – Alicates

Os alicates têm presença garantida em qualquer canteiro de obras. Eles são versáteis e indispensáveis, pois possuem diversas versões, como alicate universal, alicate rebitador, alicate de pressão, alicate de corte frontal e alicate de corte diagonal, por exemplo. Na verdade, o alicate é uma das ferramentas mais usadas tanto para uso profissional, como para reparo em residências. Ele serve tanto para cortar quanto para apertar objetos. É muito importante para fazer a junção de fios e cabos de aço.

 

2 – Discos de corte

Os discos de corte são lâminas que ficam acopladas nas serras que podem ser manuais ou elétricas. Os modelos manuais são melhores para fazer pequenos reparos e ajustes em trabalhos mais leves. Existem diversos modelos de discos com funções diversificadas. Os mais usados são:

  • disco diamantado – serve para cortar todo tipo de material;
  • disco para inox – especializado para cortar o aço inox;
  • disco para aço e metal – são feitos em óxido de alumínio e ótimas opções para cortes em aço e outros metais;
  • disco para ferro e metais não ferrosos – feito em carbeto de silício é a melhor opção para o setor de fundição.

 

3 – Chaves

Assim como o alicate, a chave é uma das principais ferramentas manuais usadas em obras civis e para diversos outros ajustes em casa. Existem diversos com funções diferentes. As mais usadas são:

  • chave Phillips – também chamada de chave de fenda cruzada, é utilizada no aperto de parafusos com a cabeça de estrela;
  • chave de fenda – usada em pequenos reparos ou no aperto de parafusos;
  • chave Allen – usada em parafusos com sextavado interno;
  • chave Torx – usada para serviços com parafusos “torx” (mais comum em automóveis);
  • chave de Boca – para apertar porca e parafusos de cabeça sextavada;
  • chave teste – parecida com a chave de fenda, esse modelo serve para verificar se há corrente elétrica passando por fios e tomadas.

 

4 – Martelo

O martelo pode ser feito de madeira ou metal e serve para golpear objetos. Seu uso é muito versátil e é usado desde grandes projetos, até na montagem de pequenos móveis de carpintaria. Ele pode ter diversos tamanhos e dependendo do seu modelo, pode ser útil para retirar ainda pregos e grampos.

 

 

5 – Serra

A serra serve basicamente para cortar madeira, plásticos, metais ou outros materiais. Ela é uma folha de aço com uma série de recortes em um dos lados.

Quando o operador faz movimentos para frente e para trás ela funciona como uma faca provocando uma fricção que resulta no corte. O material dos dentes depende da superfície que será cortada. Em alguns casos, eles podem ser revestidos até por diamante para facilitar o trabalho.

Lembrando que para trabalhar com ferramentas e em projetos de obra civil, é preciso contar também com os equipamentos de proteção adequados.

 

Pensou ferramentas manuais usadas em obras civis, pensou JNA Ferramentas!

Agora que você sabe quais são as ferramentas manuais usadas em obras civis, conte com a nossa empresa. Seja para ferramentas manuais ou à bateria, a JNA é a sua melhor escolha. Trabalhamos com diversos tipos de ferramentas, além de impermeabilizantes e produtos MRO.

Entre em contato e solicite um orçamento!