Quais são os principais materiais utilizados como ferramenta de corte?

Veja materiais utilizados como ferramenta de corte!

Contar com os equipamentos corretos permite obter os melhores resultados com qualidade, precisão e duração. De uma forma geral, esses fatores influenciam diretamente no resultado final de uma obra civil. Por isso, no artigo de hoje, a JNA Ferramentas trouxe os principais materiais utilizados como ferramenta de corte. Leia o artigo e entenda mais sobre cada um deles!

 

5 principais materiais utilizados como ferramenta de corte

1 – Carbono

Geralmente as ferramentas que usam carbono possuem baixa velocidade e temperatura. Sua vida útil tende a ser mais curta, mas, em contrapartida, o custo também é mais baixo. O carbono é muito utilizado em brocas, rimas, ferramentas de fresagem, discos serrilhados e bandas. Essas são mais recomendadas para acabamentos em baixa velocidade de corte e em trabalhos delicados.

 

2 – Aço de alta velocidade (HSS)

Da sigla em inglês para aços rápidos (HSS), esse material permite que as velocidades de corte sejam consideravelmente maiores em comparação com outros materiais. Possuem alta dureza e resistência ao calor. Aços HSS tem um custo mais elevado e são comuns em brocas, cortadores, punções, lâminas e discos de serra, machos e matrizes.

 

3 – Cerâmica

Outro entre os materiais utilizados como ferramenta de corte é a cerâmica. Elas dão um acabamento mais fino, mas possuem alta precisão. São parecidas às de metal puro, mas são mais duras e menos resistentes. Materiais de cerâmica têm altíssima resistência à corrosão, compressão e conseguem ficar estáveis ​​até uma temperatura de 1.800 °C. São mais rápidas que os HSS e possuem ainda baixa condutividade térmica. Esses tipos de ferramentas são Essas ferramentas de corte são feitas de pó de material cerâmico, compactado em forma de pastilha e sinterizado em alta temperatura.

 

4 – Carboneto e cermet cimentado

O cermet é um composto endurecido formado por cerâmica e metal (CERâmica/Metal). Esse tipo de material oferece maior resistência à abrasão. É ainda quimicamente muito mais inerte e tem uma resistência muito elevada. O cermet também tem baixa tendência de acúmulo de aresta e desgaste por oxidação. Já o carboneto é formado por partículas de carbono e compostos de metal cimentadas dentro de um composto por algum elemento metálico como meio de ligação, como o cobalto. Essas ferramentas são mais usadas para corte bruto e suportam operações de altíssima velocidade. Os tipos mais comuns de ferramentas são insertos de corte, brocas, lâminas serrilhadas e discos.

 

5 – Diamante

Para finalizar os principais materiais utilizados como ferramenta de corte, temos o diamante. O diamante pode ser usado para revestir as ferramentas de cerâmica (geralmente carbonetos cimentados). Assim, ficam com a dureza semelhante à do diamante natural monocristalino. Esse material possui alta resistência ao desgaste e é amplamente utilizado como abrasivo. Mas atenção, a temperatura na área de corte não deve ultrapassar 600 °C. O diamante também não deve ser usado com metais ferrosos e/ou materiais resistentes com alta resistência à tração.

 

Por outro lado, essas ferramentas de corte são recomendadas para uso junto a materiais abrasivos não ferrosos e materiais não metálicos. Elas não oferecem alta precisão e o seu acabamento é superficial. As ferramentas mais comuns são as pastilhas de corte, fresas retas e brocas.

 

Lembramos que para saber se os materiais utilizados como ferramenta de corte são de boa qualidade, precisamos observar os seguintes pontos:

  • dureza – quanto mais duro, menor a capacidade de alterar sua forma geométrica sob pressão mecânica e altas temperaturas;
  • resistência – capacidade de absorver energia sem fraturar;
  • resistência ao desgaste – tempo antes que a ferramenta precise ser substituída devido à adesão ou oxidação.

 

Conheça a JNA Ferramentas!

A JNA trabalha com diversos materiais utilizados como ferramenta de corte. Oferecemos ainda EPIs e acessórios de qualidade para garantir a segurança e qualidade da sua obra. Seguimos todas as normas e padrões de segurança. Trabalhamos também com impermeabilizantes, MRO e entregamos em todo território nacional. Entre em contato com nossa equipe e peça um orçamento!