Riscos X proteção: veja onde e quando usar EPIs?

Aprenda a quando usar EPIs em cada caso

O uso de Equipamentos de Proteção Individual ou famosos EPIs é de extrema importância em vários ambientes de trabalho e em diversas atividades. Isso porque, em primeiro lugar, garante a proteção do trabalhador. Eles ajudam a proteger de riscos ocupacionais, como exposição a produtos químicos, agentes biológicos, calor, frio, eletricidade, ruído, impactos, e quedas, por exemplo. Mas, além disso, a empresa precisa disponibilizar para cumprir leis. Em muitos países, a legislação trabalhista exige que os empregadores forneçam os EPIs adequados para que o trabalho seja realizado. Dessa forma, a JNA Ferramentas explica, no artigo de hoje, onde e quando usar EPIs. Acompanhe a leitura e evite riscos desnecessários.

Onde os EPIs devem ser usados? 

Os Equipamentos de Proteção Individual devem ser usados em diversos locais e situações, especialmente em ambientes de trabalho onde os trabalhadores estão expostos a riscos ocupacionais. A escolha dos EPIs apropriados depende dos perigos específicos presentes em cada ambiente. Abaixo, separamos alguns exemplos de locais e situações onde os EPIs são necessários:

  • construção civil – os trabalhadores da construção civil frequentemente precisam de capacetes, luvas, óculos de proteção, protetores auriculares, cintos de segurança e calçados de segurança devido aos riscos de quedas, lesões na cabeça, lesões nas mãos, exposição a poeira e ruído;
  • indústrias químicas e farmacêuticas – nesses ambientes, é comum o uso de roupas de proteção, máscaras respiratórias, óculos de proteção e luvas para proteger os trabalhadores de exposição a produtos químicos, vapores tóxicos e partículas;
  • setor de saúde – esses profissionais devem usar luvas, máscaras, aventais, óculos de proteção e outros EPIs para evitar a exposição a patógenos, produtos químicos e fluidos corporais;
  • mineração – os trabalhadores frequentemente usam capacetes com viseira, coletes refletores, máscaras de proteção respiratória e calçados de segurança devido aos riscos de quedas, desmoronamentos e exposição a poeira;
  • agricultura – agrícolas devem usar luvas, óculos de proteção, máscaras contra poeira e protetores auriculares para evitar exposição a produtos químicos, barulho e objetos cortantes;
  • serviços de combate a incêndios – bombeiros usam capacetes, jaquetas resistentes ao fogo, luvas e botas de proteção para combater incêndios e outros perigos.

Agora que já sabemos onde, vamos descobrir quando usar EPIs

5 indicações de quando usar EPIs

1- Ruído excessivo

O uso de protetores auriculares é essencial para garantir que a audição seja preservada em ambientes ruidosos, como fábricas e construção civil. Mesmo que a empresa opere dentro das normas de decibéis permitidos, com o passar do tempo os funcionários podem ter uma perda considerável se não fizerem o uso de EPIs. 

2- Produtos químicos perigosos

Substâncias químicas perigosas podem representar sérios riscos à saúde, causando intoxicações agudas ou crônicas, queimaduras, irritações cutâneas, danos aos olhos, alergias e outras condições médicas adversas.

O uso de EPIs, como luvas, aventais e máscaras, ajuda a minimizar a exposição da pele, olhos e vias respiratórias a essas substâncias, protegendo a saúde dos trabalhadores. 

3- Trabalho em altura

Outra dica importante de quando usar EPIs é em trabalhos em altura. 

O uso desses equipamentos evita os riscos específicos associados a essas atividades. Começando pela prevenção de quedas que são um dos riscos mais significativos em trabalhos em altura. Depois disso, os EPIs também garantem a proteção da integridade física. Em alturas elevadas, as consequências de uma queda podem ser graves ou fatais. O mesmo vale para estabilidade e equilíbrio. Equipamentos como calçados de segurança com solas antiderrapantes e estabilizadores de tornozelo, por exemplo, são projetados para ajudar os trabalhadores a manter a estabilidade e o equilíbrio ao caminhar ou trabalhar em superfícies elevadas.

4- Atividades de corte, lixamento ou eletricidade

A proteção contra ferimentos é essencial e por isso quem mexe com ferramentas de corte ou lixamento não pode abrir mão. Essas podem causar ferimentos graves, incluindo cortes profundos. Além disso, ao usar ferramentas de corte, partículas, lascas ou detritos podem ser projetados em direção aos olhos. Assim, os óculos de proteção ou viseiras são essenciais para prevenir lesões oculares. 

Em relação à eletricidade, os EPIs garantem, em especial, a proteção contra choques elétricos. A eletricidade apresenta um risco significativo de acidentes. Portanto, o uso de luvas isolantes e calçados de proteção ajuda a prevenir a passagem de corrente elétrica pelo corpo e protege contra lesões relacionadas a choques elétricos.

5- Soldagem 

Por fim, nossa última dica de quando usar EPIs é ao trabalhar com soldagem. De antemão, por causa da proteção ocular. A soldagem gera uma intensa luz e calor que pode causar danos permanentes aos olhos. Em segundo lugar, para proteger a face e o pescoço contra queimaduras e faíscas. E, para concluir, para manter a respiração segura. A soldagem gera fumos metálicos, gases e vapores tóxicos, que podem ser inalados pelos trabalhadores. 

A JNA te ajuda com a segurança de seus funcionários!

Depois de entender onde e quando usar EPIs, conte com a JNA Ferramentas! Nossa empresa oferece confiança e segurança para todos os projetos, independente da área. 

Trabalhamos ainda com ferramentas, impermeabilizantes e MRO. Nos preocupamos sempre com a segurança e bem-estar dos trabalhadores. Por isso, seguimos todas as normas de segurança exigidas, aliando atendimento ágil e personalizado.  Fale com a nossa equipe e solicite um orçamento. Entregamos em todo Brasil.